Bronzeador: como usar?

texto bronzeador: como usar? e foto de duas pernas cruzadas na areia

Ter a cor de verão é um desejo de muita gente, e na busca pela marquinha perfeita podem surgir algumas dúvidas, como “qual a diferença entre bronzeador e protetor solar?”, “como funciona o bronzeador?” e “usar bronzeador ou autobronzeador?”. 

Todos esses três tipos de produto tem um tipo de ação na pele, mas, independentemente de qual você use, é sempre importante que você passe protetor solar todos os dias, pois ele protege sua pele contra os raios UVB e UVA. Nesse post vamos te explicar como aliar o protetor solar com bronzeador e autobronzeador, cuidando da sua pele enquanto você deixa ela com aquele bronze maravilhoso.

Bronzeador

O bronzeador é um potencializador que ajuda na hora de conquistar aquela famosa corzinha de verão. Geralmente este tipo de produto não conta com bloqueador solar, sendo essa a principal diferença entre bronzeador e protetor solar, e por isso também é visto com controvérsia entre dermatologistas. A principal função do bronzeador é estimular a pele a produzir melanina, composto responsável por pigmentar a pele.

Quando falamos sobre a diferença entre protetor solar e bronzeador, é essencial ressaltar que ambos os produtos têm ações diferentes na pele, sendo assim podem ser usados juntos sem problema algum. Atualmente vários bronzeadores também oferecem proteção solar, mas é sempre importante ficar atento à embalagem e verificar se o produto possui bloqueadores eficientes contra raios UVB e UVA.

Além de ser permitido, o uso de bronzeador aliado ao protetor solar é recomendado, uma vez que com a ação de ambos combinados é possível obter a cor desejada muito mais rápido e de forma muito mais segura para a pele, evitando queimaduras e o famoso “descamamento”, que pode deixar a pele manchada e com outros efeitos indesejados.

O bronzeador é uma forma de acelerar seu bronzeado através da interação do produto com a melanina, composto que dá a cor natural da nossa pele. Toda pele tem melanina, só que os compostos do bronzeador aceleram a produção, deixando-a mais pigmentada mais rápido. E para saber como ter mais melanina de forma natural e se bronzear melhor no dia a dia, leia nosso post sobre como se bronzear e veja todas as dicas que separamos sobre o assunto.

Autobronzeador

Não é recomendado usar autobronzeador e se expor ao sol com o produto na pele. O autobronzeador é uma alternativa ao bronzeador comum e que se tornou tendência nos últimos anos, pois oferece uma alternativa viável de manter o bronze com uma vida agitada demais para dar tempo de pegar um sol, ou como uma forma de manter a cor até nos meses mais frios.

O uso do autobronzeador deve ser feito em local abrigado do sol e seguindo as recomendações do fabricante. Após o uso e retirada do produto da pele ainda é necessário que você passe protetor solar todos os dias, mesmo nos dias que não irá se expor diretamente ao sol - e sim, precisa passar protetor até nos dias de chuva, conforme explicamos no post sobre protetor solar - mitos e verdades que você precisa saber.

A tonalização do autobronzeador é causada pela interação das substâncias da fórmula com os aminoácidos da camada mais superficial da pele. Esse processo poupa a pele da exposição ao sol, tem resultado rápido, é natural e atóxico, te deixando com a corzinha do verão de um dia pro outro sem precisar pegar sol.

Disponíveis em diferentes tamanhos, os autobronzeadores possuem três formas principais: spray, creme e mousse. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, e também contam com diferentes tipos de tonalidade, outro detalhe que você deve estar atento na hora de comprar o seu.

  • Spray: mais rápido e prático de aplicar, mas seca rápido, então fique atenta para não deixar lugares sem aplicação ou manchados;
  • Creme: ideal para pessoas com pele seca, tem aplicação mais lenta e absorção mais uniforme. Mais indicado para quem está começando a usar autobronzeadores;
  • Mousse: ótima opção para quem tem pele oleosa, mas fique atenta, pois geralmente são mais pigmentados e demandam cautela extra na hora da aplicação.

Os autobronzeadores Skelt Cosméticos são perfeitos para quem quer ter aquele bronzeado perfeito e natural sem precisar expor a pele ao sol. Os produtos da Skelt também contam com um sensorial único e cheiro agradável, proporcionando uma ótima experiência em todos os momentos do uso.

Agora que você já sabe a diferença entre bronzeador, autobronzeador e como escolher o ideal para sua rotina, é só se jogar e aproveitar o verão com a melhor pele que existe: a sua.