Como aliviar a TPM?

uma moça deitada na cama acordando e ao lado o texto como aliviar os sintomas da TPM?

A TPM é sempre uma constante na vida das pessoas com útero, e chega em um ponto da vida que achamos que já sabemos tudo o que precisamos saber sobre como aliviar a TPM. Mas para além do clássico “melhorar a alimentação”, neste post vamos falar um pouquinho sobre outras maneiras práticas de diminuir a TPM e seus efeitos indesejados.

O período pré-menstrual costuma exigir bastante do corpo, causando desconforto e alterações de humor. Algumas pessoas sentem até mesmo dores físicas, e por isso mesmo com nossas dicas, sempre ressaltamos: tenha acompanhamento médico! Isso é essencial para garantir que você passe pelo seu ciclo de forma segura e tranquila.

1 - Cházinho de vó

Eternamente imbatível, o chazinho é o melhor companheiro em todas as horas, mas principalmente quando falamos sobre ciclo menstrual. Entre as melhores opções estão:
- Erva-doce: Calmante, diurético, reduz inchaços;
- Maracujá: calmante, alivia o estresse, diminui a cólica;
- Gengibre: anti-inflamatório capaz de diminuir a produção dos químicos que causam dores de cabeça, ideal para quem sofre de enxaquecas nesse período;
- Camomila e Orégano: combinação inusitada que promete resultados incríveis, como efeito calmante, relaxante, alívio de cólicas e estresse.

Dica: adicione o chá na sua rotina pelo menos 10 dias antes da sua fase menstrual.

2 - Comer bem na TPM

Falar que a alimentação influencia na saúde já é algo sempre esperado, mas precisamos reforçar isso aqui, porque é uma parte muito importante nesse período. As coisas que você come ou deixa de comer nesta parte do seu ciclo podem te ajudar ou fazer a TPM ficar mais intensa.

Evite: alimentos ricos em sódio costumam acentuar a sensação de inchaço
Consuma: já os alimentos ricos em fibras (aveia, brócolis, mamão, etc) aumentam a sensação de saciedade e ajudam a regular o intestino.

Mas não precisa abrir mão daquele chocolate não, viu? O importante é que além disso você também consuma alimentos com fibras, para ajudar seu corpo a lidar com todo o estresse desses dias.

3 - Como relaxar na TPM

Essa é uma fase do ciclo que tende a ser estressante e demandar muito do corpo e da mente, então é importante que você crie uma rotina de relaxamento. Essa rotina vai ajudar a lidar com o estresse e ansiedade, que tendem a crescer na TPM.

Separe um tempo para você, fique no seu cantinho de conforto, faça um escalda-pé, uma massagem ou aproveite uma vela perfumando o ambiente. 

Para um banho relaxante: Sais de Banho Lunnare Co.
Para um momento só seu ou a dois: Óleo de Massagem Intt Velvet Skin
Para deixar o ambiente com a energia certa: Vela Perfumada para Massagem Feito Brasil - Sessão Romance

E caso vá usar alguma dessas dicas para relaxar em um momento íntimo, você pode conferir também este post com Tudo o que você precisa saber sobre como ter uma rotina sexual saudável, nele você vai descobrir várias dicas super legais, além dos benefícios do sexo no alívio dos sintomas da TPM.

4 - Alongamento ajuda na TPM?

Sim! O corpo costuma ter muitas tensões nesse período e para evitar que isso se acentue, o ideal é que você consiga se exercitar para liberar serotonina, o hormônio da felicidade, no seu sistema. 

Por mais que a vontade seja de gritar com o travesseiro, deitar e chorar e mais um monte de coisa junto ao mesmo tempo - tudo menos fazer exercício físico -, essa parte é importante e você pode fazer em qualquer lugar. Sentiu o estresse bater quando está no escritório? Tira um minutinho, se alonga, respira fundo e coloca a cabeça no lugar.

O mais importante sobre como aliviar a TPM é lembrar que cada pessoa é diferente, e que nem sempre seus ciclos vão ser iguais. Então ouça seu corpo, respeite seu tempo e faça o que der pra cuidar de si naquele momento.