Como cuidar dos cabelos no verão?

frase "como cuidar dos cabelos no verão" e imagem de uma moça loira de cabelos médios olhando pro mar

Durante o verão tanto a pele quanto os cabelos ficam mais expostos aos danos causados pelo calor e pela luz solar. Além de cuidar da pele com protetor solar e ficar atenta e saber como se bronzear de maneira saudável, também é importante saber como cuidar dos cabelos no verão.

Os raios solares danificam não só a pele, como também os cabelos, ressecando os fios e deixando-os opacos e quebradiços. A potência do sol unida com os compostos químicos da água da piscina e o sal do mar são uma receita certa para acabar com a saúde de qualquer cabelo desprotegido no verão.

Proteger o cabelo na piscina e no mar

O verão pode ser uma época deliciosa sem que seus fios saiam danificados de forma irreparável. Além das dicas que separamos sobre como evitar o frizz, algumas outras são essenciais para proteger seus cabelos naturalmente durante a estação mais quente do ano:

  • Evite prender os cabelos molhados
  • Evite banhos muito quentes
  • Beba bastante água
  • Mantenha os cabelos hidratados
  • Proteja os fios com chapéus, bonés, lenços e etc
  • Evite usar secador de cabelo e chapinha

Essas dicas clássicas podem parecer bobas, mas são cuidados do cotidiano que ajudam a aumentar a eficácia dos produtos próprios para proteger os cabelos dos danos causados pelo verão. Não prender os cabelos molhados, evitar banhos muito quentes e manter os cabelos hidratados são formas de ajudar a manter a integridade dos fios, e como sempre falamos, beber água é a melhor forma de manter seu corpo saudável e bonito de maneira natural.

Cloro da piscina e os cabelos

Para proteger os cabelos do cloro do cloro, você pode optar por prender em um coque alto, evitando o contato dos fios com a água da piscina. Entretanto, para quem não abre mão de um bom mergulho, o indicado é:

  • Invista em um bom shampoo e condicionador, como os da BR&Co. Cosmetics
  • Use produtos próprios para o verão
  • Tenha creme para pentear sempre por perto
  • Prepare os fios para entrar na água usando cremes hidratantes sem enxágue
  • Faça hidratação capilar regularmente, mesmo durante as férias

Para cuidar ainda mais dos cabelos durante o verão, procure usar produtos que não tenham sulfatos, parabenos, petrolatos e silicone. Opte por produtos mais leves, naturais e que não irão prejudicar o selamento da cutícula capilar, a camada externa que protege o fio.

A cutícula é formada por 6 a 8 camadas de células que se sobrepõem, além de uma camada invisível de lipídios resistentes à água, chamada pelos cientistas de “camada de gordura”, responsável por dar o brilho e maciez do cabelo, além de evitar a fricção entre os fios e dar estrutura ao cabelo. Produtos com parabenos, sulfatos, petrolatos e silicone acabam entupindo os poros e danificando a cutícula capilar, deixando o cabelo fraco e sem brilho.

Como cuidar dos cabelos na praia

Os cuidados com o cabelo na praia ou na piscina não variam tanto. Ambos os ambientes oferecem um nível de desgaste elevado para os fios, por isso é importante manter os cabelos sempre limpos e bem cuidados tanto na praia quanto na piscina.

Sempre lave os cabelos com água potável logo após sair do mar ou da piscina. Se possível use água termal na hora de lavar os cabelos, para repor os nutrientes perdidos durante o seu tempo de lazer à beira mar ou na água da piscina.

Manter um cronograma capilar não é difícil, e garante a saúde dos seus cabelos em todas as épocas do ano. Basta seguir as dicas que demos aqui, se manter hidratada e estar disposta a ter um cuidado a mais com os cabelos antes e depois de aproveitar a água para manter seus cabelos lindos e sedosos enquanto curte a brisa do mar.

Compartilhar: