frizz o que é quais são as causas e como resolver

Frizz: o que é, quais são as causas e como resolver?

Sendo um problema de arrepiar - literalmente, o frizz é um grande alerta sobre a saúde do seu fio. E, apesar de todos os esforços estéticos, o tratamento para o famoso frizzy hair está muito mais relacionado a mudanças de hábitos e uma rotina de autocuidado nova. Confira o conteúdo para saber como evitar os fios rebeldes.

 

O que é o frizz e por que ele acontece?

Assim como falamos anteriormente, o frizz é um alerta que se desenvolve através da eletricidade estática! Mas, calma, vamos te explicar melhor! Voltando ao tempo das aulas de física, vamos recordar que cargas elétricas iguais se repelem, enquanto cargas elétricas diferentes se atraem

Então, quando o fio fica muito carregado de íons negativos, a tendência é que ele se afaste dos outros, causando aquele famigerado efeito de arrepiado. E adivinha… Ressecamento e fragilidade são alguns dos motivos que fazem com que ele fique carregado negativamente. Que louco, né?

Causas e soluções do frizz

  • Excesso de química
    Por abrirem a cutícula do fio, procedimentos como alisamentos, colorações e afins, podem causar o frizz. A solução é tratar o cabelo com os produtos indicados para o tipo de química utilizada e dar um bom tempo de espaço entre uma aplicação e outra.
  • Uso excessivo de fonte de calor
    Utilizar secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica pode fragilizar a fibra capilar, facilitando a quebra e o frizz. A solução é fazer dp leave-in com proteção térmica o seu melhor amigo. Ele ajuda o fio a ter menos danos causados pelo calor e manter o seu cabelo mais saudável.
  • Umidade
    A cutícula dos fios ficam entreabertas quando eles estão fragilidades. Então, a possibilidade de reagir à umidade e ficar arrepiado é muito maior. A solução é aplicar um produto antifrizz que dê match com o seu tipo e curvatura de fio. 
    Dica: O Spray Antifrizz Forever Liss - Bye Bye Volume é ideal para esse tipo de situação, porque ele sela as cutículas e remove as pontas duplas, devolvendo o aspecto saudável ao cabelo
  • Água super quente
    É difícil deixar de lado um banho super quentinho, mas a realidade é que a temperatura elevada da água é capaz de retirar toda oleosidade natural do fio, que é uma proteção, fazendo com que ele fique mais exposto e fragilizado.
    A solução é tirar um momento exclusivo para o seu cabelo durante o banho. Assim, você vai conseguir cuidar dos seus fios com a temperatura ideal e ainda ter um momento de relaxamento divertido.
  • Atrito
    O atrito com a toalha e a fronha podem causar bastante frizz. Então, para evitar que esse tipo de problema aconteça, substitua sua fronha por uma de cetim e seque suas madeixas com uma camisa de algodão. 

 

Agora que você já aprendeu como evitar o frizz, que tal mudar um pouco as suas rotinas e proporcionar ao seu cabelo uma forma de cuidado?