Hoje é dia mundial do rock, e a evolução do estilo musical sempre andou lado a lado com vários produtos de beleza. A maquiagem no rock é utilizada como forma de expressão, uma extensão do estilo musical, e muitas vezes é uma quebra de padrão na tendência da época, trazendo novos estilos e novas formas de se embelezar.
Rockabilly
O Rock nasceu nos anos 50, vindo de uma ramificação de sons como o R&B e o Soul, com um estilo tão marcante quanto a sonoridade que trouxe ao mundo. Criado por nomes como Elvis Presley, Ruth Brown e vários outros, nessa época a moda eram os cabelos definidos e super volumosos com topetes, além de lábios vermelhos bem marcados e o famoso delineado gatinho.
Para saber qual o batom vermelho ideal para você dá uma olhada nesse post do Blog da Be. E o seu delineado gatinho perfeito fica ainda mais fácil com o Delineador Líquido para Olhos Payot À Prova D'água.
Do rock ao Twist
Os anos 60 foram marcados por um desejo de liberdade, com várias mudanças políticas como as lutas por direitos sociais, refletidas na moda por mudanças radicais para a época como a criação da mini-saia e um visual mais rebelde, com jaquetas de motociclista, botas Chelsea e o uso de jeans.
As bandas mais famosas da época foram Beatles e Rolling Stones, além da Jovem Guarda no Brasil. Os cabelos continuavam volumosos, contando até mesmo com esponjas de aço escondidas embaixo para realçar o volume.
Na maquiagem o foco total era no olhar, com cílios em destaque, que você consegue reproduzir com a Máscara Para Cílios Boca Rosa #meuvolumão.
Beleza Psicodélica e Glamour
Nos anos 70 artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix e Bob Dylan eram os principais nomes da cena musical, e o icônico festival Woodstock, que acabou por se tornar símbolo da contracultura estilo hippie da época.
A moda era repleta de tecidos fluidos, estampas psicodélicas, acessórios, coletes, lenços, batas, crochê, chapéus e várias outras peças, priorizando o conforto e a leveza. A beleza natural era o principal no movimento hippie.
Esse movimento acabou por causar reações e influenciar artistas como David Bowie e Roxy Music, que quebraram padrões de gênero e redefiniram toda a estética da época. O objetivo era provocar o movimento hippie, com glamour, excessos e muito brilho.
Nessa época surgiu o Glam Rock, marcado na moda por looks quase teatrais, com brilho, saltos plataforma, maquiagens, peças justas e muita ousadia.
Atitude Punk
Na década de 80 surgiu o punk, subversivo e nascido de expressões artísticas que criticavam o mundo moderno, com estilo marcante que é referência até hoje, sendo as principais bandas Sex Pistols, The Runaways, Ramones, The Cure e várias outras.
Os cabelos pretos e coloridos eram destaque, com cortes chocantes como moicanos e sidecuts. Na maquiagem o olhar ganhou ainda mais impacto, com delineados marcantes e os lábios passaram para tons escuros, como as várias opções do Batom Líquido Matte Negra Rosa.
Androginia
Bebendo da fonte do glam rock e da liberdade pregada pelo punk, o estilo andrôgino ganhou ainda mais força com os movimentos de contracultura entre as décadas de 70 e 80, trazendo a mescla de características femininas e masculinas como forma de expressão e identificação. Aqui, a beleza surge provocativa e como resistência.
Gótico
O gótico surgiu nos anos 80 e é um dos subgêneros post-punk, com arranjos sombrios, melodias dramáticas sobre temas como niilismo, romantismo e melancolia. Esse drama também aparece nos looks, com olhos marcantes, delineados e sombras fortes, além de paletas que variam do preto ao vermelho.
Grunge - do sujinho ao pastel
Marco da cultura dos anos 90, o grunge marcou história com bandas que tornaram-se clássicas, como o Nirvana, e seu estilo despojado, com camisas de flanela, coturnos e cabelos bagunçados.
A maquiagem era composta por lápis ligeiramente esfumados ou delineados, além do clássico batom vermelho, que você pode descobrir qual é ideal para você no post do Blog da Be que citamos ali em cima quando falamos de Rockabilly.
Emo
O visual emo é uma marca dos anos 2000, com influências de bandas como Simple Plan, Linkin Park, Avril Lavigne, My Chemical Romance e Blink-182, o estilo melancólico e sentimental da era gótica foi muito marcante nesta época, misturando os estilos indie e rock.
Na moda as calças jeans, tênis all stars, munhequeiras e cintos pesados eram tendência, e na maquiagem não podia faltar o famoso lápis de olho preto, muito marcante do visual da época, além de sombras em tons mais fortes como vermelho, bordô e preto.
Música e Beleza
A música e a moda sempre andaram lado a lado, rompendo padrões e criando tendências, abrindo espaço para novas formas de expressão, acolhendo e aceitando todas as pessoas, independente de qualquer característica física.
Música e moda são formas de expressar a existência, e apesar de ser chamado de “dia do rock”, o mais importante é sempre lembrar de sempre se sentir bem com quem você é, vestir sua roupa favorita e cantar e dançar como se ninguém estivesse olhando.