vegano versus cruelty free qual a diferença?

Maquiagem vegana x Cruelty Free: qual a diferença?

Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento do veganismo no Brasil e em todo mundo, sobretudo, entre os mais jovens. Estima-se que cerca de 79 milhões de pessoas em todo o mundo sejam adeptas deste lifestyle, que vai muito além da alimentação.

O veganismo é um estilo de vida que anda lado a lado com a proteção animal e do meio ambiente, tendo como propósito não colaborar com a exploração, confinamento e abate de animais, bem como a preservação ambiental, lutando pelos seus direitos e bem-estar.

Os veganos são adeptos a uma dieta estrita, eliminando não apenas a carne, mas derivados como ovos, leite, mel e matérias primas de origem animal, como couro, penas e alguns tipos de pigmentos.

Com o crescimento de adeptos ao veganismo, surgiu também a necessidade de produtos que supram a demanda deste público e daqueles que estão alinhados com algumas das pautas propostas pelo movimento, inclusive quando o assunto é beleza.

Em paralelo a isso, a indústria cosmética também precisou se adaptar a outra exigência dos consumidores: o consumo de produtos cruelty free.

Mas, você sabe qual a diferença entre eles?

O que é Cruelty Free?

Assim como o veganismo, o cruelty free (ou “livre de crueldade” em português) também é um movimento que visa eliminar testes e atividades que exijam a participação de animais em sua produção.

Essa prática, infelizmente ainda comum em alguns tipos de indústrias, é usada para comprovar a eficácia de fórmulas e prever reações adversas, causando muito sofrimento aos animais envolvidos nas experiências.

Com os avanços científicos e tecnológicos, a indústria passou a criar testes alternativos que eliminam o uso de animais neste processo. Métodos como o uso de peles sintéticas, tecido humano artificial e células in vitro são algumas das inovações que permitem testes cruelty free, garantindo eficácia e segurança para todos os envolvidos até chegar às mãos do consumidor final.

Um produto é considerado “cruelty free” quando não há uso de cobaias durante o processo de produção, da matéria prima até chegar nas mãos dos consumidores. Caso haja algum teste dentro desta cadeia, mesmo que em um fornecedor específico, o produto não pode ser considerado livre de crueldade.

Em alguns países, onde o teste em animais é exigido por lei, mesmo que não sejam feitos durante o processo de produção, não podem ser considerados cruelty free.

Para facilitar a identificação destes produtos, o movimento conta com selos específicos, que asseguram o consumidor de que aquele produto é realmente livre de qualquer teste ou crueldade animal. Os mais famosos são o Leaping Bunny, da organização britânica Cruelty Free Internacional e o da PETA (People For The Ethical Treatment Of Animals).

Maquiagem Vegana x Cruelty Free, qual a diferença?

A confusão entre os dois termos é muito comum, mas trata-se de movimentos diferentes, ainda que muitas vezes complementares.

Os produtos veganos são livres de ingredientes de origem animal. Quando falamos de cosméticos, eles podem ser encontrados em fórmulas com colágeno, queratina, mel, cera de abelha e cochonilha, extraído do inseto para dar uma cor avermelhada a blushes, sombras e batons. Estes produtos também apresentam um selo específico, garantindo a origem 100% vegetal dos ingredientes presentes na formulação.

Já os produtos Cruelty Free são livres de testes, no entanto, podem conter ingredientes de origem animal. Vale reforçar que muitas marcas que sustentam este selo têm priorizado o uso de matérias primas mais sustentáveis e que tragam menor impacto ao meio ambiente.

E as marcas?

Um dos pilares mais importantes do portfólio de produtos aqui da Be são os produtos cruelty free. Por isso, priorizamos marcas nacionais que tenham abolido testes e cobaias durante todo seu processo de produção.

Além disso, contamos com uma grande variedade de marcas com fórmulas livres de ingredientes de origem animal. Selecionamos 5 opções para você conhecer (e se apaixonar!):

Simple Organic: uma das percursoras no mercado nacional, traz produtos de maquiagem e skincare com fórmulas veganas e cruelty free, com ingredientes naturais e orgânicos.

The Green Concept: fórmulas limpas e veganas são os principais diferenciais da marca, que traz soluções para pele e cabelos.

Quintal: combinando conhecimento ancestral e tecnologia, a marca traz produtos para cuidado e tratamento para o rosto, todos livres de ingredientes animais.

Vizzela: tendência, performance e fórmulas 100% veganas com muita cor para você se jogar na make!

BM Beauty + BM Skin: fórmulas super tecnológicas e veganas para um look impecável!

E aí, aprendeu a diferença entre os termos? Se identifica com alguns destes movimentos? Conta para a gente aqui nos comentários!