O outubro rosa é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O intuito deste mês é promover campanhas que conscientizem as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama. Através destas campanhas têm-se o intuito de estimular que as pessoas façam o autoexame de mama e a mamografia anual.
Primeiro de tudo: Este post não substitui o auxílio médico! Aqui você vai encontrar algumas informações sobre o que é o outubro rosa, quais são os alertas aos quais você precisa se atentar sobre câncer de mama, quais são as maneiras de examinar e descobrir de forma precoce o câncer de mama, e indicações sobre como fazer o autoexame e quando pode ser necessário buscar um médico.
Sintomas
A mamografia anual é a melhor forma de manter sua saúde em dia, mas além dela é indicado que você observe outros sinais, como:
- protuberâncias;
- veias crescentes;
- afundamento ou retração de uma parte da mama;
- nódulo interno e palpável, provavelmente na mama ou na axila;
- pequenas feridas;
- afundamento do mamilo;
- mudança na textura da pele com aspecto de casca de laranja;
- vermelhidão, ardor ou coceira na pele, ou ao redor do mamilo;
- mudanças na forma da mama;
- assimetria das mamas ou mudança na posição/formato do mamilo;
- saída de líquido de origem desconhecida;
- endurecimento da mama;
- dor nos seios ou nas axilas.
Como fazer o autoexame de câncer de mama?
Primeiro: em caso de suspeita, procure um médico e busque diagnóstico profissional. No dia a dia, para fazer o autoexame de mama é bem simples: fique em pé em frente ao espelho ou no banho e siga o passo a passo abaixo:
1- Levante o braço esquerdo e o apoie sobre a cabeça
2- Com a mão direita, examine a mama esquerda
3- Divida o seio em faixas e análise devagar cada uma delas usando a polpa dos dedos, não as pontas ou as unhas
4- Sinta sua mama com cuidado
5- Faça movimentos circulares de cima para baixo
6- Troque de mão e repita na outra mama
Como prevenir o câncer de mama
No Brasil, o número de mortes por câncer de mama ainda é muito alto e, na maioria das vezes, é por conta do diagnóstico tardio. Confira alguns cuidados que você pode ter:
- faça seus exames de rotina;
- pratique atividade física;
- siga uma dieta equilibrada;
- evite bebidas alcoólicas;
- evite hormônios sintéticos;
- se possível, amamente.
Acolhimento
Antes de tudo, entenda que seu corpo é sua morada, e que não precisa ter receio de se tocar. O autoexame é importante para manter uma regularidade no dia a dia, como forma de autoconhecimento, de autoamor e também de autocuidado, uma vez que este é um momento para cuidar de você, observar seu corpo e as mudanças dele.
O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso no tratamento contra o câncer de mama. E sabemos que o temor por descobrir a doença é algo real, mas existem instituições voltadas ao apoio do público que dão o acolhimento necessário para o combate à doença. Confira:
1- Femama;
2- Rede Feminina de Combate ao Câncer;
3- GAPC;
4- Abrale;
5- Fundação Laço Rosa.
O #outubrorosa é um movimento internacional que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama. E foi pensando nisso que separamos informações essenciais para você conhecer mais sobre essa campanha tão importante. Ah! e não se esqueça de realizar seus exames de rotina, hein?