Protetor solar: mitos e verdades que você precisa saber

protetor solar mitos e verdades que voce precisa saber

Por que precisa passar protetor solar quando não é verão? Protetor solar funciona mesmo? Tem diferença pra protetor de rosto e de corpo? Qual a diferença entre UVA e UVB? A gente sabe que esse é um dos produtos do cotidiano que mais causam dúvidas, então separamos esse guia completo com mitos e verdades sobre o protetor solar que você precisa saber pra se proteger bem o ano inteiro, e claro, saber qual protetor é melhor pra sua pele.

Como surgiu o protetor solar

Apesar de já existirem técnicas para tentar proteger a pele dos raios solares, o protetor solar é um produto relativamente novo. Foi criado em 1944 pelo farmacêutico Benjamin Greene, que viu as queimaduras nas peles dos soldados que voltavam da Segunda Guerra e percebeu que era necessário criar algo que protegesse a pele desse tipo de queimadura.

O primeiro protetor solar não era nem de longe efetivo como os que temos hoje, mas a ideia de Greene revolucionou a forma como as pessoas passaram a cuidar da sua pele. No Brasil o filtro solar chegou somente em 1984, e com os FPS 4, 8 e 15. Hoje em dia o indicado é o mínimo de FPS 30 para uma proteção mais efetiva.

Os protetores solares, ou filtro solar como também é conhecido, é usado para ajudar a prevenir problemas de pele que podem ser causados pela exposição cotidiana ao sol e aos raios solares. Entre esses problemas que podem ser evitados estão desde queimaduras, aparecimento e/ou aumento de manchas, envelhecimento precoce da pele e câncer de pele.

Como todo produto de cuidados com a pele, o filtro solar é cercado de mitos e verdades, então vem com a gente entender como esse produtinho simples e essencial funciona!

Como funciona o protetor solar?

Existem vários tipos de protetores solares, mas a principal diferença entre eles é se é Protetor Solar Físico ou Protetor Solar Químico. Cada um age de uma forma diferente na hora de proteger sua pele, mas isso não quer dizer que um seja mais ou menos eficaz que o outro.

Entre os principais ingredientes do protetor solar estão as moléculas aromáticas conjugadas com grupos carbonila, elas absorvem os raios ultravioleta de alta energia e liberam a energia como raios de baixa energia, prevenindo que os raios ultravioletas cheguem na pele e danifiquem ela.

O protetor solar físico muitas vezes é chamado de bloqueador solar, pois cria uma barreira e não deixa os raios UV passarem, funcionando como um bloqueador. Já o filtro solar químico possui substâncias que interagem com os raios UV, absorvendo a radiação e impedindo que ela chegue na pele. Essa é a principal diferença entre protetor solar físico e protetor solar físico.

O que são raios UVB e UVA?

Os raios UVA e UVB são raios solares, e além deles também existem os raios UVC, mas esses não são uma preocupação quando falamos de proteção solar pois são bloqueados pela camada de ozônio e não chegam até nós e a nossa pele. Todos esses raios são invisíveis, mas isso não quer dizer que alguns deles não possam causar efeitos na nossa pele.

Os raios UVA são a maior parte dos que chegam até nós todos os dias, representando 95% da radiação solar. Eles existem independente do clima, e é por causa deles que faça chuva, faça sol, saindo ou não de casa, ainda assim precisamos usar protetor solar todos os dias. Eles penetram mais profundamente na pele e causam a maior parte dos problemas de pele como alergias, manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Os raios UVB são mais superficiais, causam as queimaduras que todo mundo já viu ou viveu ao menos uma vez na vida, e são mais presentes nas estações mais quentes do ano. Os raios UVB representam só 5% da radiação solar e se intensificam entre as 9h e as 16h, quando o sol se posiciona mais diretamente sobre a terra. Apesar de representarem uma parcela pequena da radiação solar, não se engane, esses raios também podem ser perigosos.

O que é FPS?

Protetor solar é cheio de siglas né? Mas é mais simples do que parece! O FPS é o Fator de Proteção Solar, ou seja, quanto um determinado protetor solar pode proteger sua pele. Ele é calculado de uma forma bem simples: quantas vezes sua pele está mais protegida com aquele protetor do que sem ela? Se o FPS é 30, sua pele está 30 vezes mais protegida, e assim por diante. Por isso, o indicado é que o FPS do seu protetor solar facial seja no mínimo 30, mesmo que você esteja dentro de casa, para te proteger dos raios UVA e UVB que explicamos ali em cima.

Dá pra somar FPS?

Entre os mitos e verdades do protetor solar esse é um dos questionamentos que mais aparecem quando falamos sobre FPS e protetor solar é se dá pra somar FPS, tipo passar duas camadas do FPS 30 e esperar que a proteção seja de FPS 60. A resposta é: não. Não dá pra somar FPS.

Isso porque o FPS é algo fixo, e passar camadas a mais não vai aumentar o fator de proteção, somente irá criar uma camada extra que nem sempre será efetiva e pode ser um desperdício de produto. Então aplique seu protetor normalmente e lembre de reaplicar sempre que for necessário. O ideal* é que você reaplique a cada 3h em dias normais, e em caso de praia ou piscina ou qualquer situação do tipo, reaplique quando necessário.

*Mas a gente sabe que nem sempre dá, e tudo bem, ok? O importante é passar ao menos 1x a 2x ao dia, sempre espalhando bem e cobrindo todas as áreas que estão expostas aos raios solares.

Como saber qual protetor solar usar?

Independente do tom de pele, idade, presença de sardas e etc, o ideal é que o FPS seja NO MÍNIMO 30. O mercado conta com centenas de opções de protetor solar, entre os formatos estão o clássico líquido, além do protetor solar gel, em spay, em pó, com cor, cremoso e vários outros. O importante é que você escolha aquele que melhor se adapte com sua pele e sua rotina.

Peles oleosas também precisam de proteção solar, então dê preferência para protetor solar oil free, e claro: não esqueça de hidratar sua pele antes de passar o protetor solar e beber bastante água durante o dia.

Como saber se o protetor solar é bom?

Leia os rótulos com atenção, veja se o protetor solar protege contra raios UVB e UVA, se não tem nenhum componente que possa causar alergias ou reações com a sua pele, priorize FPS mais alto e leve em conta as particularidades da sua pele.

Peles negras tendem a ter um problema para encontrar protetor solar que não deixem um fundo branco, para isso recomendamos que sejam usados protetores com melhor espalhabilidade, com cor correspondente ao tom da pele e os protetores fluídos, que são transparentes e não alteram o tom da pele.

Separamos dois protetores que atendem todos estes requisitos, além de oferecerem outros benefícios como toque seco, são fáceis de espalhar, tem resistência a água e suor e muito mais.

O Protetor Solar Quintal Mineral FPS50 não forma filme branco, por isso é ideal para peles morenas e negras. Não esfarela, não escorre, é resistente à água e ao suor, promove sensação de pele limpa e tem toque seco, não oleoso. É 1º Protetor Solar Mineral FPS 50+ com COSMOS Natural da América Latina, combina os filtros minerais Óxido de Zinco não-nano e Dióxido de Titânio com a Hidroxiapatita, um composto mineral de fosfato de cálcio, não-tóxico e biocompatível.

O Protetor Solar Facial Deisy Perozzo FPS 60 tem textura bi-gel, perfeita para quem tem pele oleosa. Tem rápida absorção, toque seco, livre de óleos, não escorre, tem ativos hidratantes e antioxidantes. Muito resistente à água e suor, protegendo sua pele de manchas e envelhecimento precoce.

Mitos e verdades:

Protetor solar é só no verão
MITO
Conforme explicamos ali em cima, é preciso usar protetor solar TODOS OS DIAS!

Protetor atrapalha na hora de se bronzear
MITO
Ele só protege a pele, não impede que ela pegue aquela cor linda de verão.

Não precisa usar protetor dentro de casa
MITO
Os raios UVA e UVB não vão parar na porta da casa só porque a gente quer né? Então mesmo que não saia, passe protetor e cuide da sua pele, até nos dias nublados.

Pele negra não precisa de protetor
MITO
TODA pele precisa de proteção solar. Algumas precisam um pouco mais por serem mais sensíveis, mas independente do seu tom de pele, use sempre protetor solar.

Se a maquiagem já tem FPS não precisa de protetor
DEPENDE
As bases com FPS já se mostraram bastante eficazes, mas lembre-se que algumas pessoas são mais sensíveis aos raios solares, então um protetor solar com FPS mais alto pode ser melhor para proteger a pele.

Protetor a prova d’água não precisa reaplicar
DEPENDE
Se você foi pra água, rolou na areia, deitou, se encostou em um monte de lugar e sabe que o protetor saiu, bom, é à prova d’água não à prova de tudo né? Reaplica esse protetor sim e vai ser feliz!

Maquiagem com FPS é melhor que o protetor solar só
DEPENDE
Conforme explicamos antes, depende! Algumas peles mais sensíveis podem precisar de um fator de proteção mais alto. Leve em conta as particularidades da sua pele na hora de comprar seu protetor solar, e sempre escute seu dermatologista de confiança.

Não precisa reaplicar o protetor solar
MITO
O ideal é reaplicar a cada 2h a 3h, mas na correria do dia a dia sabemos que nem sempre dá. Cuide da sua pele, mas também respeite seu tempo.

Protetor solar ajuda a prevenir envelhecimento precoce da pele
VERDADE
Os raios solares são um dos principais causadores naturais do envelhecimento precoce da pele, então para ficar com a pele linda, viçosa e jovem por muitos anos, use protetor todos os dias.

Protetor ajuda a prevenir câncer de pele
VERDADE
A exposição constante aos raios solares pode levar a pele a desenvolver alguns problemas, como manchas e até câncer de pele. Por isso é importante protegê-la todos os dias. São alguns segundos do seu dia que servem para um momento de autocuidado e que podem ajudar muito sua saúde no futuro.

Pele oleosa precisa de protetor solar
VERDADE
A pele oleosa como qualquer outro tipo de pele também precisa de proteção solar. Dê preferência para protetores tipo gel e que sejam oil free, assim sua pele fica protegida e bem cuidada ao mesmo tempo.

Você tem alguma dúvida que não falamos aqui? Manda mensagem nas nossas redes sociais que ficaremos felizes em responder e te ajudar!