Skinimalist: uma rotina de skincare descomplicada e super eficaz!

título skincare minimalista e foto de pessoa fazendo skincare

O skincare caiu no gosto (e no rosto!) de todo apaixonado por beleza. Se até alguns anos era um passo muitas vezes ignorado na rotina diária, tornou-se um passo essencial e até mesmo, sinônimo de autocuidado. Este hábito ganhou ainda mais força com as redes sociais e influenciadores digitais, que passaram a propagar a palavra dos cuidados com a pele, com resenhas e dicas de aplicação.

Um dos tópicos mais falados nesta onda de skincare foi o k-beauty, ou a rotina coreana de beleza, com cerca de 12 passos para conquistar a pele “perfeita”. Uma das técnicas popularizadas foi o Double Cleansing (na tradução literal, dupla limpeza) que combina o uso do Gel de Limpeza + Cleansing Oil. No entanto, dermatologistas e experts alertam que, além do desperdício de produtos e dinheiro, o uso exagerado de produtos e ativos podem irritar a pele, deixando-a mais sensível e suscetível a alergias.

Na contramão disso, surgiu um novo conceito, chamado Skinimalist, um acrônimo de skincare + minimalismo. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma rotina skincare minimalista, otimizando o uso dos produtos através de multifuncionais, fórmulas modernas e ativos essenciais para o seu tipo de pele. O conceito também é chamado de N-Beauty, inspirado na cultura nórdica e na ideia de “menos é mais”.

Além de uma rotina descomplicada, o Skinimalist anda lado a lado com o conceito de “skin positive”, incentivando a revelar e cuidar da sua pele como ela é, pensando mais nos benefícios do que em ‘cobrir’ imperfeições.

Quais os benefícios do Skinimalist?

Descomplica a rotina: com foco em produtos inteligentes e menos passos, você otimiza seu tempo e consegue manter um ritual diário, mesmo naqueles dias que bate aquela preguiça de cuidar da pele.

Perfeito para sua necessidade: o conceito prega o uso de ingredientes e ativos adequados para o tipo e necessidade da sua pele, sendo mais eficaz a curto e longo prazo.

Mais saudável: o uso de muitos produtos para a pele em uma mesma rotina pode causar ressecamento, irritação e até mesmo, alergias. Além disso, o skinimalist é perfeito para peles mais sensíveis.

Economia: de tempo, de espaço no nécessaire e, principalmente, de dinheiro. Além disso, evita o desperdício de produtos e o descarte de embalagens plásticas. Seu bolso e meio ambiente agradecem!

Como começar minha rotina minimalista?

O Skinimalist é dividido em 4 passos essenciais: limpar, tratar, hidratar e proteger. Para ter o mínimo de produtos e o máximo de benefícios, a dica é apostar em produtos multifuncionais e fórmulas inteligentes.

Limpeza

Troque: gel de limpeza, demaquilante e água micelar
Substitua por: cleansing oil

Com uma fórmula construída com óleos essenciais, o cleansing oil promove uma limpeza profunda e gentil à pele, removendo impurezas, resquícios de maquiagem (inclusive à prova d’água!) e produtos de longa duração, como os protetores solares. Além disso, eles são BFFs da pele oleosa, ajudando no controle da oleosidade e prevenindo o surgimento de cravos e espinhas.

Como usar? Com o rosto ainda seco, aplique o cleansing oil, massageando todo o rosto e área dos olhos. Depois, é só enxaguar e enxugar para seguir seu ritual de beleza.

simplifique sua rotina de limpeza da pele use cleansing oil

Tratamento

Troque: tônico facial, balanceadores, séruns
Por: tônico em gel ou sérum multifunção

Aqui, é apostar em um produto multifuncional e que atenda as necessidades da sua pele. Uma excelente opção é focar em fórmulas ricas em antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres, protegendo sua pele contra o envelhecimento precoce e agressões externas, como a poluição.

Como usar? Após a limpeza, aplique o produto por todo o rosto. Para um efeito ainda mais poderoso, aposte em acessórios para turbinar a massagem, como rollers e gua-shá.

simplifique sua rotina de tratamento use tonico multifuncional

Hidratação

Troque: hidratante, primer
Por: hidratante multifuncional

Seja qual for seu tipo de pele, a hidratação é fundamental para manter a beleza e saúde do seu rostinho. Os hidratantes mais modernos trazem fórmulas que atendem a necessidade da sua pele, fortalecendo, iluminando e proporcionando mais firmeza.

Como usar? Com o tratamento feito, aplique o hidratante por todo o rosto, pescoço e colo, massageando até completa absorção.

simplifique sua rotina de hidratação utilize hidratante multifuncional

Proteção

Aqui, não tem substituto. O protetor solar é essencial em qualquer rotina -e inegociável no skinimalist. Não custa lembrar que o uso diário do FPS, mesmo em dentro de casa ou em dias nublados, previne o envelhecimento precoce, manchas e o cãncer de pele, um dos tipos mais comuns de câncer.

Como usar? O uso recomendado por dermatologistas é de, pelo menos, 1 colher de chá para rosto e pescoço. A aplicação deve ser feita como última parte da rotina e reaplicada ao longo do dia. Vale lembrar que você pode optar também por um protetor com cor, substituindo a base.

utilize protetor solar na sua rotina de skincare

Muito além do skincare

Ah! Vale lembrar que, além de apostar em produtos adequados para sua necessidade, a ingestão diária de água (no mínimo 2 litros!) e uma alimentação saudável são essenciais para uma pele saudável.

E aí, curtiu nossas dicas? Vem conferir nossa seleção de produtos multifuncionais para você aderir ao skinimalist já!