Nem só de skincare simples e diário vive a pele, não é mesmo? Algumas vezes por mês é preciso dar uma pausa e fazer aquela limpeza de pele mais profunda, que remove todas as impurezas e sujidades e dá um respiro a mais pra nossa pele. Esse tipo de limpeza é benéfica para a pele por vários motivos:
- Estimula a regeneração celular
- Remove impurezas e células mortas
- Estimula a produção de colágeno
- Ajuda a diminuir manchas e marcas na pele
- Uniformiza e melhora a textura da pele
- Deixa a pele mais preparada para receber séruns e hidratantes
Existem vários tipos de limpeza de pele, e abaixo vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles. Mas, antes de escolher qual a limpeza de pele ideal para você, recomendamos que você procure seu dermatologista e converse com ele, levando em consideração os benefícios de cada método e quais são as particularidades da sua pele.
Esfoliação
A queridinha de todos, a esfoliação é feita com uma mistura de uma substância granular com algum óleo ou creme, e tem como foco principal remover as impurezas da pele enquanto hidrata e promove a renovação celular. É possível encontrar no mercado diversas opções de cremes esfoliantes, e este procedimento pode ser feito tanto em casa quanto em um estúdio de estética com profissionais especializados.
Se for fazer em casa, lembre-se sempre:
- Faça movimentos circulares e com suavidade. A granulação do produto será responsável por esfoliar a pele, sem a necessidade de esfregar com força, o que pode acabar machucando.
- Evite as misturinhas caseiras! Pode ser tentador fazer uma esfoliação com o que você tiver em casa, mas este tipo de mistura pode ser danoso para sua pele, pois causa micro fissuras, que além de prejudicarem a saúde das células podem acabar formando machucados e deixando sua pele lesionada e marcada.
Extração
A limpeza de pele por extração deve ser feita por um profissional qualificado, pois trata-se de um processo delicado e que exige conhecimentos específicos sobre dermatologia. Neste tipo de limpeza de pele você irá passar por alguns passos:
- Limpeza da pele
- Esfoliação
- Aplicação de emoliente, para soltar cravos e abrir os poros
- Extração
- Utilização de aparelho de alta frequência, para cicatrização
- Aplicação de máscara, pode ser calmante, cicatrizante, clareadora…
Peeling
Assim como a extração, o peeling também deve ser feito por um profissional especializado. Isso porque o peeling é uma técnica utilizada para limpeza de pele que em tradução livre significa “descascar” ou “descamar”, na qual o objetivo é fazer com que ocorra um tipo de descamação controlada da pele, retirando as camadas danificadas e estimulando o crescimento de uma nova camada, mais forte e saudável.
Existem vários tipos de peeling por aí, cada um com seus benefícios específicos. Abaixo vamos listar alguns dos tipos de peeling que existem e citar brevemente quais suas funções:
-
Peeling de diamante: Por meio de um equipamento que tem ponteiras de diamante é feita uma esfoliação mais delicada ou mais intensa, dependendo da necessidade da pele. Estimula a renovação celular e a produção de colágeno. Trata manchas, rugas finas e estrias.
Não use ácidos antes nem depois do tratamento. Use protetor solar com no mínimo FPS 50. -
Peeling químico: Possui três níveis, o superficial, o médio e o profundo. Nesta técnica são utilizados químicos que promovem a descamação da pele. Ajuda na redução da oleosidade e melhora a textura da pele. Trata manchas, marcas de acne e renova a pele.
Após o tratamento hidrate bem a pele e use protetor solar com no mínimo FPS 50. -
Peeling de cristal: Através de um equipamento específico são expelidos cristais de hidróxido de alumínio na pele, causando uma microdermoabrasão feita mecanicamente. Ajuda o rejuvenescimento, remoção de cravos, trata manchas, rugas e até estrias corporais.
Após o tratamento, use hidratantes calmantes, água termal e protetor solar com no mínimo FPS 50. -
Peeling de porcelana: Utiliza-se de altas concentrações de vitamina C e ácido Hialurônico para dar o efeito de “pele de porcelana”. Trata manchas, ajuda a eliminar rugas e linhas finas, deixa o rosto mais nutrido e hidratado.
Sem necessidade de maiores cuidados pós-tratamento. Use sempre protetor solar com no mínimo FPS 50. -
Peeling ultrassônico: Utiliza-se uma corrente ultrassônica que não descama a pele, mas remove células mortas, produz elastina e colágeno, e potencializa a renovação celular. Deixa a pele livre de impurezas profundas, sem ficar vermelha e com aspecto mais firme.
Após o procedimento utilize protetor solar com no mínimo FPS 50.
Estes são alguns dos tipos de limpeza de pele disponíveis, cada um com seus benefícios e particularidades. Antes de fazer qualquer tipo de procedimento estético, consulte um dermatologista, e esteja sempre atenta aos sinais que sua pele dá, tanto antes, quanto durante e depois do procedimento.